FUI ENGANADA em Kotor no Montenegro

Entre o mar e a serra: Kotor, a pérola de Montenegro

Foi num lugar de rara beleza que voltámos a atracar o “barco”, durante a nossa roadtrip pela Europa de Leste. E reparem bem no que viemos descobrir! Em Montenegro, entre as imponentes montanhas escarpadas, aninhada em plena costa do Adriático, esperava-nos Kotor. Uma cidade fortificada, com vista para uma baía azul que serve de espelho a uma paisagem de fazer inveja aos melhores contos de fadas!

Mas, por aqui, descobrimos ainda mais alguns lugares de encantar. Lê o nosso artigo e fica a conhecê-los!

Após um longo trajeto desde a Bósnia-Herzegovina, foi já de noite que chegámos a Kotor. Uma estrada estreita e sinuosa que quase parecia interminável. Mas que, pelo caminho, nos ia oferecendo vistas dignas de autênticos quadros!

Ao cair da noite, a luz escasseou e os últimos 100 quilómetros de viagem foram compassados pelo som da chuva torrencial a embater contra os vidros do carro. Já em Kotor, mal se via a baía.

Em passo de corrida, entrámos no apartamento que tínhamos reservado. Pousámos as malas e mergulhámos num sono mais do que merecido!

Primeiras impressões

O dia seguinte era, finalmente “o” dia! O dia que tínhamos inteiramente reservado na agenda para conhecer Kotor e todos os seus recantos com os nossos próprios olhos. Depois de já os conhecermos de fio a pavio através de blogs!

Acordámos bem cedo para iniciar a nossa caminhada pela cidade e suas montanhas. Ao contrário da noite anterior, fomos presenteados por um sol quente que convidava a um bom passeio. Mas antes de tudo, era preciso reforçar o nosso pequeno-almoço. Afinal, iríamos caminhar e subir 1555 degraus!

Seria uma manhã cansativa. Contudo temos de dizer que nada do que íamos vendo dissuadia a nossa vontade de ir mais longe. De conhecer mais um pedacinho daquela terra de gentes tão simpáticas e prestáveis!

Caminhar, caminhar e caminhar!

Depois de um café pela marina de Kotor, lá fomos nós, sempre a subir até ao forte da cidade! Mas qual forte?
Pois é, enganámo-nos ao selecionar o percurso no Google Maps e qual não foi o nosso espanto quando descobrimos este erro crasso…ao fim de um tempo já considerável a caminhar! Bem, erro crasso ou nem tanto. Pois se “Deus escreve direito por linhas tortas” de certeza que não se enganou. Ficámos deslumbrados com o percurso que fizemos. Já que à medida que íamos caminhando montanha acima, a vista se tornava cada vez mais bonita e o ar puro e cheiro de natureza eram, de facto, impagáveis!

Admitamos que o cansaço era imenso. Mas, por entre aquelas escarpas forradas por uma vegetação bem verde e fresca, garantimos-te que cada passo mais pequeno valeu a pena!

Selo Dica do Rafita PT

Se tens vertigens ou pouco equilíbrio, talvez não te aconselhemos esta caminhada com direito a trepar por pedras e muralhas. O abismo do vale pode assustar os mais sensíveis! Mas fazemos figas para que te enchas de coragem para poderes vislumbrar a vista lá de cima!

À descoberta de outros tempos

Várias foram as ruínas graníticas que encontrámos ao caminhar pela encosta. Entre as quais uma pequena capela que servia, imagina só, de estábulo para um burro! O Rafita é que não adorou a ideia de perder o protagonismo por uns minutos! 🙂

Os terrenos baldios permaneciam ainda divididos por robustos muros que não eram mais do que empilhamentos de pedra sobre pedra e algumas partes de piso pavimentado permitiam imaginar vivências de outras épocas, de outras gentes. Sim, Montenegro foi densamente povoado por fenícios, gregos e romanos, tendo chegado a pertencer a diferentes países como Áustria ou até mesmo Rússia! Hoje em dia, aquele pedaço de escarpa pertenceria apenas ao silêncio e ao som dos pássaros que, de quando em vez, sobrevoavam a montanha.

Palmilhando a encosta

Ao longo do percurso fomos encontrando pequenos símbolos que viemos a concluir serem semelhantes ao utilizados em Portugal para sinalizar percursos pedestres, os chamados PR’s e GR’s. (Para saberes mais sobre estes mesmos sinais nos trilhos de Portugal, clica aqui.

Não subimos os 1555 degraus porque fizemos outro percurso. Assim, viemos a descobrir a escadaria já a meio. No entanto, valeu pela longa caminhada e pelo esforço para encontrar a rota certa!

Ao chegar lá acima, sentimo-nos verdadeiros super-heróis, capazes de tocar aquelas nuvens cinzentas que deambulavam pelo céu com as nossas próprias mãos! Ao olhar para baixo, a Baía de Boka ali, como que de braços abertos, à espera pelo nosso mergulho. Dali víamos os imponentes navios de cruzeiro que chegavam e partiam e que, de longe, nos pareciam tão mais pequeninos!

Depois de apreciarmos a vista lá de cima em todos os ângulos possíveis e imaginários, fizemos o percurso inverso para descer até à baía novamente. E chegámos em boa hora, em hora de almoçar, já que a fome era imensa!

Assim, parámos no primeiro restaurante que encontrámos, o Caffe del Mare, um restaurante italiano onde saboreámos massas de comer e chorar por mais. Entretanto ao nosso lado a almoçar na esplanada, estava um casal polaco que ia interagindo com o Rafita de vez em quando. Viemos a descobrir que também eles tinham um cão da raça Border Collie e tudo isto motivou uma conversa bem interessante durante a refeição. De facto, preparavam-se para iniciar uma prova de triatlo em Kotor dali a umas horas e estavam um pouco ansiosos, mas queremos acreditar que aquela conversa descontraída tenha ajudado a que relaxassem e a fazerem uma prova bem sucedida!

Kotor pelos nossos olhos

Assim, podemos definir Kotor em apenas uma palavra: magia! É uma pequena cidade que convida a certamente bem mais do que um dia de estadia. Em que se possa desfrutar das águas azuis transparentes daquela baía ou até mesmo do ar puro da montanha! É um lugar sofisticado e tranquilo. Onde as pessoas parecem felizes e sorriem ao mais pequeno olhar. O que nos deixou, assumimos, enternecidos.

Prometemos voltar e, da próxima vez, com mais tempo para distribuir mais sorrisos por todas aquelas gentes!

aqui como foi a nossa curta estadia em Kotor, no Montenegro!

Beijinhos, abraços e lambidelas

Sara, Pedro e RAFITA 🐶

Links úteis:

por:

TUGA.ME team

NEWSLETTER

Uma vez por mês recebe uma dica de viagem no teu email.

Na nossa newsletter mensal vais receber uma dica sempre pensada em te ajudar na tua próxima viagem!