DESAFIO no Lago Bled Eslovénia

Os tesouros da Eslovénia: passeio “de encantar” no Lago Bled

Um lugar mágico, daqueles que pensamos existir apenas em filmes ou até, quem sabe, nos nossos sonhos de infância. Um lago de águas cristalinas, circundado por paisagens frescas e verdes, e que, juntos, nos oferecem uma beleza de ver e chorar por mais!
No meio, uma pequena ilha onde a vida acontece, num lugar de crenças e promessas. Isso mesmo! Fomos até ao Lago Bled, na Eslovénia e contamos-te aqui como foi esta aventura!

Um lugar mágico na Eslovénia

Sempre pensámos que seria impossível encontrar lugares assim. Onde não são precisos filtros ou efeitos especiais. Onde a realidade se mistura com a imaginação e o resultado é…de tirar o fôlego!

Foi o que nos aconteceu ao visitar este lugar, a cerca de 60 quilómetros de Liubliana, capital da Eslovénia.

Iniciando a nossa roadtrip por alguns países da Europa de Leste, saímos de Budapeste à descoberta daquele país. Decidimos que não poderíamos voltar a casa sem ver com os nossos olhos o Lago Bled e conhecer a cidade erguida na pequena ilha que dá nome a este que é um dos lugares mais bonitos do mundo!

São 2120 metros de comprimento, 1380 de largura e quase 30 metros de profundidade. No Lago Bled, localizado numa zona pitoresca a noroeste da Eslovénia, as águas assumem tons maioritariamente azulados quando vistas de longe. À medida que nos aproximamos, o azul dá lugar a um verde-esmeralda igualmente bonito e que convida a um passeio de barco.

São também várias as crenças e promessas pagas na ilha de Bled,onde existe uma igreja, construída no século XVII. Ali celebram-se diversos eventos, nomeadamente casamentos, sendo que a noiva ser carregada ao colo pelo noivo, enquanto este sobe os 99 degraus até à igreja e, juntos, tocarem o sino enquanto pedem um desejo, faz parte do ritual da cerimónia. Não deixa de ser caricato! 🙂

Passeio molhado é passeio abençoado!

Foi num dia de chuva que pudemos visitar o Lago Bled. A aventura começaria por uma pequena caminhada pela natureza até ao local onde alugaríamos um barquinho para passearmos pelo lago e atracarmos na ilha. No entanto, a chuva cada vez mais intensa trocou-nos as voltas e foi necessário modificar ligeiramente o que estava planeado. O piso de terra batida tornou-se em lama bem escorregadia, o que deu direito a algumas quedas pelo caminho e, claro, muita sujidade!

Depois da primeira tentativa e completamente encharcados, fomos ao nosso alojamento, secámos a roupa e aproveitámos para descansar um pouco e planear a melhor forma de trocar as voltas à chuva. Durante umas horas, ficámos por ali, a desfrutar do apartamento alugado, ali bem perto do Lago Bled. Com uma decoração moderna e simples, aquela casinha pequenina era bastante acolhedora. Da janela da sala, era possível ir até ao terraço, onde existia um pequeno jardim com árvores altas e vista para as montanhas dos Alpes Julianos. Com alguma pena nossa, não pudemos desfrutar desta parte, pois a chuva e a neblina insistiam em nos acompanhar para quase todo o lado! 🙂

“O regresso ao lago azul” em Bled

Qual trupe cheia de teimosia, voltámos ao lago mal apanhámos uma trégua da chuva. E aí sim, fizemos questão de passear no barquinho a remos como tínhamos planeado, embora o céu estivesse bastante cinzento e com cara de poucos amigos. Ainda assim, e mesmo com o agoiro de chuva da senhora que nos alugou o barquinho, lá fomos nós, mais à deriva do que na direção certa. Aqui para nós, o jeito do Pedro para o remo não é o maior! 😛

Por vezes sentíamos uns pingos de chuva sobre as nossas cabeças e ali, com o Pedro a remar, foi inevitável não nos lembrarmos da famosa cena romântica do filme “O Diário da nossa paixão”!

Mas se no filme, num ápice os atores estavam novamente secos e bem vestidos, ali não aconteceria o mesmo. Estávamos em pleno lago Bled, tão longe do carro como da ilha, com o Pedro já cansado de remar e o Rafita cheio de vontade de mergulhar. Viajámos do romance à comédia num instante e muito nos rimos durante o passeio!

Pisando terra firme

Ao chegarmos à ilha e enquanto o Pedro recuperava o fôlego, a Sara ia-se preparando para um desafio que não podia deixar de ser feito na Ilha de Bled. Tal como os noivos, teria de subir os 99 degraus até à igreja! Mas já que levar o Pedro ao colo seria impossível, seria o Rafita o sortudo desta vez. Seria a Sara capaz de chegar lá acima ainda com os dois pulmões?

Bem, o que é certo é que, para tornar tudo mais fácil, poderia parar no máximo duas vezes ao longo da subida mas…sem pousar o Rafa no chão, claro! 🙂

Tantos degraus que, só de olhar para eles, o cansaço era certo. Mas devagarinho e com a colaboração do Rafita, sossegado no colo, a Sara conseguiu superar o desafio e chegar ao cimo da ilha subindo os degraus! Ao terminar esta subida e por todo o esforço, recebeu, para além de um beijinho do Pedro, uma vista incrível para o castelo de Bled!

Por ali ouvia-se o sino tocar com alguma persistência e qual o nosso espanto quando descobrimos que aquele som fazia parte de um ritual semelhante ao dos noivos. Ao visitar a ilha, cada pessoa teria direito a tocar o sino por três vezes, puxando a corda. Enquanto isso, deveria pedir um desejo. O bilhete para tocar o sino, visitar a igreja e também um pequeno museu, custava um total de 6 euros.

Optámos por não visitar nenhum dos três lugares, pois o tempo para estar por ali era curto. Como tal, a natureza e os passeios pela floresta da ilha foram a nossa grande prioridade. De qualquer forma, deixamos-te abaixo algumas informações para que possas considerar caso decidas visitar esta atração na Eslovénia.

Informações úteis para visitar a ilha:

• Visita igreja/museu/tocar o sino: 6€/pessoa (adulto)
  • Passeio de gôndola (com condutor): 15€/pessoa
  • Passeio de barco a remos (sem condutor): 15€/hora

Considerações finais

Organização e natureza ímpar. São estas as palavras que utilizaríamos para descrever o pedacinho de terra que conhecemos da Eslovénia. Um país com regras bem definidas, nomeadamente em termos de trânsito, pois os radares de velocidade são uma constante!

Em contrapartida, o Lago Bled recordou-nos bastante a zona de Tirol, na Áustria, onde também as paisagens verdejantes predominam. Similarmente, o Lago de Garda, em Itália, também não nos saiu da cabeça durante todo este passeio, pelo que queremos crer que Bled foi o resultado perfeito de uma fusão entre estes dois lugares! 🙂

Por fim, sendo este um país relativamente recente, independente apenas desde 1991, assumimos que ficámos algo surpresos com a sua organização e orientação para o turismo. Pelo menos relativamente à zona de Bled. Contudo, pelo sim pelo não, esperamos voltar em breve para conhecer mais destes lugares bonitos pelo país fora!

aqui o vídeo que fizemos no Lago Bled!

Beijinhos, abraços e lambidelas

Sara, Pedro e RAFITA 🐶

por:

TUGA.ME team

NEWSLETTER

Uma vez por mês recebe uma dica de viagem no teu email.

Na nossa newsletter mensal vais receber uma dica sempre pensada em te ajudar na tua próxima viagem!